Logo TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.
 O que faz do Open Finance um diferencial no mercado?

O que faz do Open Finance um diferencial no mercado?

02/04/2024 6 min de leitura

Passados três anos da sua implementação no Brasil, é certo afirmar que o sistema aberto de compartilhamento de dados financeiros caiu nas graças da população. Isso porque o Open Finance tem se mostrado tecnicamente eficaz e as pessoas constataram que, finalmente, são donas das suas informações bancárias. 

Mas o que isso significa na prática? Significa que cada consumidor pode usar as suas melhores informações financeiras em benefício próprio. Isso acontece quando, por exemplo, você solicita ao seu banco que libere dados das suas movimentações financeiras a outras instituições que estão oferecendo empréstimos a juros mais baixos. 

Ao compartilhar informações por meio do sistema financeiro aberto, você pode obter até 20% a mais de crédito! Por meio de um sistema seguro de consentimento, as instituições financeiras podem usar os seus dados para criar serviços mais customizados, acessíveis e eficientes.

Colocando o cliente no centro das atenções, o Open Finance também melhora a experiência dos usuários, que ganham serviços muito mais personalizados e com mais transparência. Isso traz um controle muito maior para a sua vida financeira e provoca a saudável concorrência entre as instituições bancárias.

Todas as informações mencionadas nos fazem concluir que o Open Finance tem sido um grande diferencial no mercado. Mesmo assim, vale a pena detalharmos alguns recursos e vantagens para clientes e empresas que utilizam as funcionalidades desse ecossistema.

Compartilhamento de dados financeiros

O consentimento de dados autoriza uma instituição financeira da qual você já é cliente a disponibilizar informações para outros bancos ou empresas. Você tem a possibilidade de decidir se deseja compartilhar seus dados com alguma instituição, quando fará isso e por quanto tempo. A autorização tem um prazo limite de até 12 meses, podendo ser renovada posteriormente.

O processo de consentimento é realizado pelo próprio cliente. Basta procurar “open finance” nos aplicativos ou Internet Banking das instituições. Dessa forma, você poderá ter crédito ampliado em outro banco, tarifas reduzidas para transações, dentre outras oportunidades.

Uso de saldo de outras contas bancárias para transações 

Algumas instituições já oferecem, via Open Finance, a possibilidade dos seus clientes utilizarem o saldo de uma conta em outro banco para completar transações. 

Para esse serviço, normalmente, o cliente deve abrir o aplicativo de um banco, encontrar a área “Open Finance” e selecionar a instituição da qual quer trazer o saldo. O cliente é, então, redirecionado e deve autorizar a transação no ambiente da empresa escolhida. Na sequência, é redirecionado novamente ao ambiente do aplicativo que iniciou a movimentação para finalizá-la.

Gestão financeira

Também há um recurso no Open Finance que permite juntar contas de instituições diferentes em um único canal, centralizando a gestão financeira. Você agrega informações de saldo, extrato, entradas e saídas de valores para acompanhar as movimentações de diferentes instituições no aplicativo bancário de sua preferência.

Algumas empresas já consentem que o cliente organize também as transações em categorias, como transportes, compras, educação e saúde.

Acesso por WhatsApp

Clientes de algumas instituições financeiras podem acessar o Open Finance pelo WhatsApp. Para isso, basta digitar o termo “open finance” no WhatsApp oficial do banco. O objetivo é ofertar a opção de consentimento de forma simplificada. 

Vantagens do Open Finance para clientes

Falamos até aqui de algumas vantagens do Open Finance como uma excelente ferramenta de gestão financeira. Porém, cabe listarmos de forma clara e direta os principais benefícios para pessoas físicas que fazem a utilização do sistema valer a pena. São eles: 

1. Condições mais vantajosas para o consumidor.

2. Otimização no uso de produtos e serviços financeiros.

3. Opções de produtos e serviços mais personalizados.

4. Total segurança e privacidade com os seus dados.

Vantagens do Open Finance para as empresas

O Open Finance também oferece benefícios às pessoas jurídicas. O sistema financeiro aberto torna-se um aliado das empresas, de todos os tamanhos e segmentos, ao viabilizar (com praticidade e transparência) a otimização dos processos financeiros e da gestão de negócios. 

Utilizando o Open Finance, a sua empresa conquista:

1. Maior possibilidade de acesso a serviços financeiros com taxas mais competitivas.

2. Aperfeiçoamento da gestão financeira, sendo possível consultar saldos, extratos, fazer transferências e pagamentos em um só lugar.

3. Mais segurança e rapidez na validação dos dados dos clientes.

Para saber como o Open Finance impacta o e-commerce no Brasil, acesse o conteúdo Os impactos do Open Finance no e-commerce (tecban.com.br)

Você também pode entrar na era dessas tecnologias financeiras conhecendo o Open TecBan: nossa solução para inserir, com segurança e eficiência, a sua instituição no ecossistema de inovação do Open Finance. Venha ser Open! Clique aqui para saber mais.