Logo TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.
Startups

Startups brasileiras e a aceleração da inovação no setor financeiro

16/04/2024 10 min de leitura

Nos últimos anos, as startups brasileiras têm desempenhado um papel crucial na digitalização de processos e na transformação de diversas áreas. No setor financeiro, elas impulsionam a inovação e oferecem soluções disruptivas para os desafios enfrentados por instituições tradicionais, beneficiando todas as pessoas.

Conforme dados da Associação Brasileira de Startups, hoje são quase 13 mil empresas desse tipo no Brasil. Assim, o país domina o ecossistema latino-americano de startups, em número de empresas e de investimentos.

As startups têm a capacidade única de identificar lacunas no mercado e criar soluções ágeis e inovadoras para atender às necessidades dos consumidores, por isso, os olhos de todo o mercado estão voltados para elas nos últimos anos.

Startups financeiras e a aceleração da inovação

Uma das principais áreas em que as startups têm se destacado é no desenvolvimento de soluções de tecnologia financeira, também conhecidas como fintechs. Essas empresas estão redefinindo a maneira como as pessoas lidam com suas finanças, oferecendo desde aplicativos de gerenciamento financeiro pessoal até plataformas de investimento automatizado e sistemas de pagamento móvel.

Em geral, no setor financeiro, as startups têm desempenhado um papel fundamental na criação de produtos e serviços que são mais acessíveis, eficientes e personalizados para cada tipo de cliente. Abaixo, veja alguns dos principais aspectos que mostram como as startups financeiras estão impulsionando a inovação:

Tecnologia disruptiva

As fintechs estão aproveitando as últimas tecnologias para criar soluções inovadoras que desafiam o status quo do setor financeiro. Isso inclui o uso de inteligência artificial, machine learning, blockchain, big data e computação em nuvem para desenvolver produtos e serviços financeiros mais eficientes, seguros e escaláveis.

Acesso e inclusão financeira

Uma das principais áreas em que as fintechs estão inovando é no acesso e inclusão financeira. Por meio de aplicativos móveis, plataformas online e tecnologias de pagamento digital, essas empresas estão tornando os serviços financeiros mais acessíveis para uma ampla gama de pessoas, incluindo aquelas que anteriormente não tinham acesso ao sistema financeiro tradicional.

Experiência do usuário

Assim como startups de outras áreas, as fintechs estão focadas em oferecer uma experiência do usuário excepcional, tornando os produtos e serviços financeiros mais simples, intuitivos e agradáveis de usar. Isso inclui interfaces de usuário amigáveis, processos de cadastro simplificados e suporte ao cliente ágil e eficiente.

Desintermediação financeira

As startups financeiras estão eliminando intermediários desnecessários e oferecendo soluções diretas aos consumidores. Isso permite reduzir custos, aumentar a eficiência e oferecer melhores taxas e condições para os clientes.

Inovação em produtos e serviços

Essas empresas estão constantemente inovando em uma variedade de produtos e serviços financeiros, incluindo contas digitais, cartões de crédito sem tarifas, empréstimos peer-to-peer, investimentos automatizados, seguros personalizados, entre outros. Essas soluções oferecem alternativas mais flexíveis, transparentes e adaptadas às necessidades individuais dos consumidores.

Ecossistema colaborativo

As startups financeiras estão promovendo uma cultura de colaboração e parceria, trabalhando em conjunto com instituições financeiras tradicionais, reguladores, outras fintechs e empresas de tecnologia para impulsionar a inovação e promover o crescimento do ecossistema financeiro como um todo.

Com sua abordagem ágil, centrada no cliente e focada em tecnologia, startups brasileiras estão moldando o futuro do setor financeiro e impulsionando o crescimento econômico e a inclusão financeira em todo o Brasil.

Principais produtos e serviços financeiros gerados por startups brasileiras

No Brasil, as startups de fintech têm desempenhado um papel significativo na transformação do setor financeiro, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços inovadores. Veja alguns dos principais produtos e serviços financeiros gerados por essas startups:

Contas digitais e cartões de crédito sem tarifas

Muitas startups do setor financeiro oferecem contas digitais e cartões de crédito sem tarifas mensais, eliminando as taxas bancárias e oferecendo uma experiência acessível e transparente para os consumidores.

Aplicativos de gestão financeira

Startups brasileiras também desenvolveram aplicativos de gestão financeira pessoal que permitem aos usuários controlar seus gastos, criar orçamentos e receber insights sobre suas finanças, em plataformas simples e intuitivas.

Plataformas de investimento

Algumas empresas oferecem plataformas de investimento que permitem aos usuários investir em uma variedade de produtos financeiros, como ações, fundos de investimento e tesouro direto de forma simples e acessível, sem intermediários.

Empréstimos e crédito

Fintechs brasileiras oferecem serviços de empréstimos pessoais e crédito com taxas de juros mais baixas e processos de solicitação mais ágeis do que os bancos tradicionais, permitindo aos consumidores acessar crédito de forma mais rápida e conveniente.

Meios de pagamento digitais

Startups estão revolucionando também a forma como as transações financeiras são realizadas, oferecendo soluções de pagamento móvel e online que permitem aos usuários fazer pagamentos e transferências de forma rápida, segura e sem contato físico.

Seguros personalizados

Empresas também estão inovando no setor de seguros, oferecendo seguros personalizados e transparentes que atendem às necessidades individuais dos consumidores, tudo através de plataformas digitais fáceis de usar.

Empréstimos Peer-to-Peer

Startups brasileiras têm desenvolvido plataformas de empréstimos peer-to-peer que conectam mutuários e investidores, oferecendo taxas de juros mais baixas, processos simplificados e uma diversificação de investimentos.

Tokenização de ativos

Startups brasileiras têm desenvolvido plataformas para tokenização, que é um processo que transforma um bem ou direito em uma representação digital. Essa representação digital é chamada de token que simplifica a negociação desses ativos.

Com uma abordagem ágil, tecnológica e centrada no cliente, essas empresas estão transformando o cenário financeiro brasileiro e oferecendo soluções cada vez mais adaptadas às necessidades e preferências dos consumidores. Se você quer fazer parte dessa revolução, conheça a ATMosfera.

Conheça a ATMosfera, a Corporate Venture Builder da TecBan

A ATMosfera é uma CVB idealizada pela TecBan em parceria com a FCJ Venture Builder e diferente de um Corporate Venture Capital, a Venture Builder não aporta capital financeiro, mas aporta toda a construção relacional e de mercado para as startups.

Desde 2022, a ATMosfera Ventures busca cocriar negócios escaláveis com startups que oferecem soluções digitais focadas no varejo e mercado financeiro e oferece suporte e recursos para startups que estão desenvolvendo soluções inovadoras nas seguintes teses:

  • Soluções que promovem e facilitam a utilização de novas tecnologias e serviços no mercado financeiro.

  • Soluções que promovam a digitalização do varejista e/ou alavanquem experiências phygital do varejo. Através de recursos, conhecimento e conexões para alavancar negócios a alcançarem todo o seu potencial, a ATMosfera ajuda as startups a desenvolverem suas ideias, atraírem investimentos e escalarem seus negócios. Além disso, a ATMosfera promove a colaboração entre startups, instituições financeiras tradicionais e mercado, facilitando parcerias estratégicas que permitem que as startups acessem novos mercados e clientes.

“No modelo de CVB, as startups possuem uma oportunidade maior de sucesso na captação de investimentos, pois a solução e/ou negócio está sendo validado ou até sendo utilizado por uma corporação como cliente da startup”, diz Marcos Pedroso, gerente de Desenvolvimento de Parcerias e Plataformas Abertas da TecBan.

Essa iniciativa faz parte do programa de inovação aberta da companhia e tem a missão de desenvolver negócios multissetoriais que contribuam para as transformações do ecossistema financeiro brasileiro. Somente em 2023, interagiu com mais de 130 startups e até 2027, o objetivo da TecBan é ter 30 cocriações de negócios escaláveis com startups.

Com sua criatividade e tecnologia avançada, as startups brasileiras estão revolucionando o setor financeiro, oferecendo soluções inovadoras e acessíveis. Fique de olho no nosso blog e saiba mais sobre como a atuação da TecBan está impulsionando essa transformação, promovendo colaboração e crescimento no ecossistema de inovação.

Acesse ATMosfera Ventures | Decole sua Startup, cadastre sua startup e saiba como a ATMosfera impulsiona a inovação.