Logo TecBan menu
Logo TecBan menu
Fachada TecBan
TecBan
41 anos criando, transportando e compartilhando valor.
Os impactos do Open Finance no e-commerce brasileiro

Os impactos do Open Finance no e-commerce brasileiro

24/01/2024 6 min de leitura

Se de um lado temos o Open Finance despontando como inovação no setor financeiro, por outro lado, temos o e-commerce brasileiro em ascensão, sobretudo desde a pandemia, momento em que muitos estabelecimentos físicos tiveram que fechar suas portas, impedindo a compra física.

E a junção dessas duas tecnologias pode impactar de forma bastante positiva e gerar compras mais eficientes, tornando o cenário ainda mais promissor.

Somente no primeiro semestre de 2023, o faturamento das compras online alcançou a marca de mais de R$ 80 bilhões, conforme dado da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Para acompanhar os números de faturamento, é preciso que o e-commerce evolua também seus formatos de atendimento, logística e meios de pagamento, para continuar assim, em um patamar crescente e evolutivo.

Em formatos de pagamento, hoje temos como uma das principais opções, o pagamento instantâneo, que pode ser feito através de uma transação em alguns passos. Porém, todos que já utilizaram esse formato para finalizar sua compra online, já perceberam que é preciso gerar um código na tela do site, copiá-lo, e com tempo determinado (geralmente de poucos minutos), acessar a conta bancária e efetuar o pagamento pelo aplicativo do banco.

Com o Open Finance, a grande facilidade nesse formato, será a consolidação do processo de pagamento, fazendo com que o cliente não precise copiar o qrcode, sair da tela e acessar o aplicativo do seu banco. 

E essa já é uma realidade. Grandes empresas do comércio eletrônico (e-commerce) já iniciaram testes e algumas já possuem de soluções digitais com os seus clientes para diminuir os passos de encerramento desse tipo de transação. 

Os e-commerces brasileiros estão abrindo, em suas próprias plataformas, um canal de comunicação integrado com todas as instituições financeiras nas quais o cliente possui conta aberta. Ou seja, na hora de pagar com Open Finance, as empresas mostrarão uma relação dos seus bancos para que você escolha de onde saíra o dinheiro. Em poucos cliques, a compra será finalizada no mesmo aplicativo (ou site) e o lojista receberá o valor quase que instantaneamente. Teremos uma experiência de compra online muito mais fluída e eficiente! 

Essa inovação é possível por meio dos Iniciadores de Transação de Pagamentos (ITP). A solução é um demonstrativo de como o Open Finance pode impactar e revolucionar o comércio eletrônico.

Seguindo o mesmo processo, as empresas de comércio eletrônico já começaram também a oferecer opções de financiamento a seus clientes na hora do pagamento. Isso pode ajudar os consumidores a obterem os produtos que precisam mais rapidamente, enquanto os lojistas aumentam o número de vendas.

Em uma etapa seguinte, o Iniciador de Pagamento possibilitará aos brasileiros movimentar todos os aplicativos bancários nas plataformas das empresas de e-commerce para realizar investimentos e contratar seguros.

Como funciona o Open Finance

Para entender como a facilidade do pagamento online via Open Finance é possível, conheça como funciona o Open Finance.

Em tradução livre, Open Finance significa finanças abertas. Na prática, é o compartilhamento de informações financeiras entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. Com isso, é possível a movimentação de valores bancários a partir de plataformas não ligadas ao aplicativo do banco em que o cliente possui conta. No caso de pagamento via e-commerce, o próprio site da loja virtual possibilita essa transação, sem necessidade de gerar código de pagamento, efetuando-o de forma mais simples e rápida.

O Open Finance impacta de forma positiva as transações, permitindo a conexão das plataformas diretamente às instituições bancárias. Tudo isso de forma segura e autorizada pelos clientes, que podem, inclusive, a qualquer momento, cancelar essa permissão de compartilhamento de informações.

Confiança e segurança

O ecossistema Open Finance no Brasil é extremamente robusto, contando com mais de 800 instituições financeiras participantes. Para que uma empresa integre esse sistema é necessário ter várias certificações de segurança e realizar um processo de adesão como participante junto ao Banco Central. Ou seja, as transações realizadas por um Iniciador de Pagamentos são extremamente seguras.

Além disso, a experiência do Iniciador de Pagamentos será concluída no aplicativo do banco onde está o saldo do cliente, garantindo maior segurança no momento da transação.

O Open Finance permite elevar o nível de digitalização dos negócios, gestão financeira, dando acesso a brasileiros que não possuem cartão de crédito ou outras formas de financiamento. 

O Open Finance do futuro

Se o impacto do Open Finance já é uma realidade na hora de facilitar os pagamentos online, o que ainda esperar no futuro?

A evolução desse cenário ainda terá desafios pela frente, mas mais do que isso, em um mundo cada vez mais digitalizado, muitas oportunidades estão por vir.

O Open Finance é um marco no sistema financeiro brasileiro, e além de abranger formas de pagamento, que impactam e facilitam as compras online, podemos esperar também novas facilidades em outros produtos e serviços financeiros, como investimentos, câmbio e seguros, entre outros.

A TecBan é pioneira no Universo Open, e oferece uma solução completa, para levar seu negócio além do regulatório, de forma personalizada, segura e escalável.

Saiba mais sobre em: Open TecBan | Mais conexões e oportunidades para sua empresa