O mercado financeiro, impulsionado pelo avanço das tecnologias, desenvolveu nos últimos anos soluções que mudaram a nossa relação com as transações monetárias. Métodos mais ágeis para pagamento de compras, transferência de valores, aquisição de produtos e serviços criaram um cenário que responde às necessidades dos consumidores em um mundo cada vez mais digitalizado.
Por conta disso, hoje você pode fazer pagamentos via Pix, por aproximação (de cartões, relógios e celulares), ou usando QR Codes. As facilidades são imensas e nos acostumamos com elas. No entanto, junto com o aumento exponencial das transações, criou-se também um ambiente onde há maior risco de vazamento de dados, falhas de segurança e fraudes. E é justamente para controlar essas possíveis situações que a Inteligência Artificial surge como grande aliada do mercado financeiro.
Mas como ela cumpre esse papel? O poder está na capacidade de analisar grandes quantidades de dados em tempo real, entendendo padrões e detectando comportamentos de risco. Ou seja, ao mesmo tempo em que evita fraudes, ela também possibilita, por meio dos seus recursos tecnológicos, a personalização da oferta de serviços e produtos. E essa é uma solução interessante aos consumidores e às instituições financeiras, no que diz respeito à conquista e fidelização de clientes.
Outro ponto que não pode ser esquecido é o atendimento. Se o número de transações financeiras foi ampliado e os processos agilizados, uma nova demanda de comunicação com os clientes também precisou ser desenvolvida. Isso significa que as instituições financeiras sentiram a necessidade de contar com atendimentos mais ágeis e disponíveis, quase sempre, em tempo real. Nesse quesito, novamente, a Inteligência Artificial se faz presente.
A seguir, você confere como algumas organizações do setor já estão aplicando a Inteligência Artificial em seu dia a dia.
Soluções financeiras na análise de crédito
Há cada vez mais fatores que podem ser analisados na hora de conceder crédito. No entanto, isso não faz com que seja mais fácil lidar com os riscos dessa operação. O grande problema está na coleta e organização dos dados, já que o volume de informações a serem cruzadas desafia a capacidade humana de exame.
A Inteligência Artificial consegue verificar rapidamente milhares de dados e critérios diferentes para sinalizar se um crédito deve ou não ser concedido. Além disso, ela ainda aponta às instituições financeiras quais pedidos precisam passar por uma análise manual mais aprofundada.
Produtos personalizados
Os clientes precisam ser atendidos de maneira personalizada para garantir a rentabilidade dos negócios e a sua satisfação. Isso é um fato! A Inteligência Artificial permite entender quais as características de cada um e ajuda a estabelecer soluções financeiras mais adequadas para diferentes necessidades.
Suporte ao cliente e ao usuário
Neste tópico, falamos sobre atendimento – um fator importantíssimo para a fidelização e conquista de novos clientes. As tecnologias de comunicação apresentadas pelas instituições financeiras devem proporcionar aos usuários um suporte rápido, empático e em tempo real.
A Inteligência Artificial é aplicada para que o atendimento aconteça dessa forma e alcance, no mesmo instante, uma grande quantidade de pessoas. Ela garante a padronização da comunicação ao passo que aprende com as principais dúvidas dos usuários. Com isso, as instituições financeiras estabelecem pontos de melhoria para que as respostas às solicitações sejam cada vez mais claras.
Uma ferramenta muito utilizada no atendimento ao cliente é o chatbot (conversas iniciadas por robôs em sites e aplicativos de mensagens). Essa solução permite programar respostas automáticas para as principais questões levantadas, avaliar o atendimento e implantar melhorias rápidas aos processos.
Inteligência Artificial e a prevenção de fraudes
Segundo indicador da Serasa Experian, em 2022, foram registradas mais de três milhões de tentativas de fraudes contra o consumidor no Brasil. Nesse levantamento, o segmento de Bancos e Cartões liderou com 1,7 milhão. Em segundo lugar estão as instituições financeiras, com 528 mil tentativas.
Esse cenário demonstra a importância de criar processos de prevenção a operações fraudulentas. Para isso, a coleta e análise de dados e do comportamento dos usuários é essencial. E mais uma vez a Inteligência Artificial tem suas ferramentas acionadas pelas instituições financeiras, evitando danos às contas e negócios dos clientes.
Algoritmos de investimento
Existem soluções de Inteligência Artificial capazes de analisar diversas informações do mercado financeiro com o objetivo de entender a melhor forma de negociar papéis na Bolsa de Valores. O sistema consegue inferir o melhor momento para comprar ou vender uma ação a partir de milhares de dados que, muitas vezes, não são alcançados pela análise humana.
Jurídico inteligente
A Inteligência Artificial pode, ainda, gerenciar toda a complexa massa processual das empresas, levantando insights importantes, como a duração média dos processos e as possibilidades de ganho e perda.
Dessa forma, o jurídico das instituições financeiras consegue formular estratégias mais eficazes, teses de defesa mais robustas e, até mesmo, evitar litígios.
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Se manter informado sobre as principais tendências tecnológicas em seu dia a dia é essencial, não é mesmo? Então, não deixe de conferir nosso artigo sobre 3 países que são referências em inovação e suas principais lições.