O Real digital, denominado DREX, está sendo desenvolvido para garantir transações mais eficientes e seguras para o Sistema Financeiro Nacional, e a TecBan faz parte dessa evolução. A Nexchain é uma plataforma desenvolvida para garantir a operação de ativos tokenizados via redes blockchain, e uma das futuras aplicações poderá ser a operação de DREX-CBDC, após a disponibilização e implementação conforme estipuladas pelo Bacen.
A Nexchain facilita o acesso às blockchains, garantindo que as instituições financeiras não precisem, cada uma por si, investir na tecnologia para infraestrutura de redes e de tokenização de ativos.
O que é a tokenização de ativos?
A tokenização de ativos é o processo de converter direitos a um ativo real em um token digital, que é registrado em uma blockchain. Esses tokens representam uma propriedade fracionada ou integral do ativo e podem ser negociados ou transferidos de forma segura e transparente.
No caso de uma moeda, como é o caso do DREX-CBDC, este ativo digital é emitido em uma rede blockchain e representa uma unidade de valor com proporção de 1:1, como uma moeda física.
Diferente das criptomoedas voláteis como a Bitcoin e a Ethereum, que também são operadas em redes de blockchain, as moedas como o Drex, contam com a estabilidade da moeda do Estado (País) para sua garantia financeira e jurídica.
O que uma blockchain?
Blockchain é uma tecnologia que permite o registro e a verificação de transações de forma segura e descentralizada. Ela é composta por uma cadeia de blocos, onde cada bloco contém um conjunto de transações.
Uma das principais características da blockchain é a descentralização. Diferente de sistemas tradicionais, onde uma entidade controla o registro de dados, na blockchain, as informações são mantidas por uma rede de computadores (nós) que trabalham juntos para validar e armazenar as transações.
Essas transações são registradas em uma ordem cronológica e são protegidas por criptografia. Mas a Nexchain não é uma blockchain, é uma infraestrutura de blockchain as a service (BaaS), que permite que organizações possam ter sua própria rede blockchain e operem ativos tokenizados nessa rede privada.
Conheça o primeiro uso da Nexchain no Brasil
O primeiro uso da Nexchain será em parceria com a Personal Card, empresa de pagamento de benefícios sociais, para o pagamento de benefícios escolares em São Paulo. Esta primeira ação será para a compra de uniformes e materiais escolares, com 490 mil beneficiários do programa que devem movimentar cerca de 1 bilhão de reais.
O valor será disponibilizado aos estudantes da rede municipal por meio de um aplicativo para celular. A ação deve ter início em outubro deste ano e a liquidação dos pagamentos será feita na moeda nacional, não sendo necessário que os fornecedores aceitem criptomoeda.
Com essa plataforma, o objetivo da TecBan é gerar eficiência e diminuir os custos para as instituições financeiras que desejam investir na utilização do Drex. Dessa forma, a Nexchain servirá como uma espécie de Banco24Horas digital, operacionalizando os serviços oferecidos pelos bancos.