Para quem quer aproximar o seu negócio dos seus consumidores, é fundamental investir constantemente em possíveis melhorias na experiência proporcionada ao seu público.
E isso significa ouvir os principais nomes e especialistas das mais diferentes áreas para entender como aprimorar seus serviços, por isso e o Digitalks é um evento que deve ser acompanhado.
Afinal, quem não procura por melhorias constantes, tem grandes chances de ficar para trás dentro de um mercado tão competitivo. Mas como saber o que deve ser analisado? Como saber quais são as melhores estratégias são mais adequadas para atender ao comportamento do consumidor, por exemplo? Buscar alternativas e novas soluções é, portanto, essencial.
E nada melhor do que um único evento que reúne as principais tendências do mercado, não é mesmo? Continue a leitura deste artigo para conferir um resumo dos principais tópicos do Digitalks 2022.
O que é Digitalks?
O evento é referência nacional em economia digital e tecnologia, com mais de 350 palestrantes nacionais e internacionais, 12 palcos e mais de 140 horas de conteúdo.
Metaverso
O assunto mais comentado nos dois dias de evento. O conceito é visto como um futuro próximo que trará diversas mudanças no nosso cotidiano e até mesmo na maneira de fazer negócios. Foi discutido o panorama atual no Brasil, cases e desafios para democratização.
Invista na presença em mídia
Mais do que nunca, uma marca precisa ser vista para apresentar resultados duradouros. E a presença em mídia é o caminho mais adequado para que isso aconteça. O grande desafio, porém, é como isso deve ser feito por parte da sua empresa. Afinal, a mídia está em todo lugar atualmente: nas ruas e também nos smartphones, o que exige mais cuidados para acertar no canal de comunicação.
Sem isso, sua marca pode ter os melhores produtos, serviços ou ideias, mas de nada vai adiantar. É preciso ter maior precisão para que a sua mensagem chegue ao seu público-alvo da forma certa. Entender se a presença é essencial nas redes sociais é fácil, mas em quais dessas plataformas? A mídia tradicional ainda é importante, mas como potencializar a comunicação ali com formatos inovadores, por exemplo?
Foco no Brand experience
Além de entender como se comunicar, uma empresa precisa identificar mais detalhes sobre o comportamento e o perfil do seu público. Com quem a sua marca está falando? Quais são as suas dores? Quais são as suas preferências na hora do contato? Todas essas informações são essenciais para que o seu negócio não faça vendas isoladas apenas, mas se consolide como uma referência.
Afinal, dentro de um mercado tão competitivo, é preciso fidelizar os seus clientes. Fazer com que eles retornem mais e mais vezes para consumirem os seus produtos e soluções. Mas para que isso aconteça, é necessário ter investimentos focados na construção de uma experiência completa como um todo. Ou seja, pensar em todos os detalhes para que a experiência com a marca seja sempre positiva.
Estimule a inovação
Outro aspecto importante que foi reforçado ao longo do Digitalks 2022 foi a necessidade das empresas de terem uma cultura da inovação implementada. Fazer com que não apenas um profissional ou setor se dedique na busca por novas soluções, por exemplo, mas que toda a organização esteja procurando por alternativas e oportunidades que possam contribuir para o crescimento da empresa.
Desde ferramentas que possam otimizar o dia a dia de trabalho até mesmo criar projetos em busca de mais soluções, por exemplo, para o uso da tecnologia 5G na experiência dos consumidores. Com tantas coisas surgindo, é preciso se adaptar constantemente e isso passa diretamente pela construção de um local de trabalho em que todos queiram inovar e se aprimorar a partir da tecnologia.
O impacto na sociedade
As empresas também precisam ter um cuidado em relação ao impacto que causam na sociedade ao seu redor, um tema que se inicia com conceitos como ESG, porém mas vai muito além disso. É essencial que cada companhia entenda o seu papel na construção não apenas de uma sociedade mais justa, mas também na contribuição para o desenvolvimento de todos ao seu redor e impactados com as suas atividades.
Não se esqueça dos dados
Além disso, todo o trabalho realizado na sua empresa, independentemente da área, precisa ser metrificado e analisado de perto. Isso significa que a metrificação das ações e estratégias se torna essencial para medir a eficiência de tudo o que está sendo feito, dos desafios e até mesmo das possíveis oportunidades que podem surgir ao longo do tempo.
Sem um olhar atento aos dados que surgem a cada instante, pode ser que o seu negócio fique para trás e, em um cenário de ampla concorrência, isso pode significar perdas maiores para a empresa como um todo.
Open Finance e ecossistema de startups
Open Finance no Brasil dá mais autonomia ao cliente, mostrando que é ele, e não o banco, que detém poder sobre os seus próprios dados.
O cliente tem autonomia completa para definir quais são as informações que poderão ser compartilhadas e com quais instituições financeiras. Além disso, esse compartilhamento pode ser cancelado a qualquer momento.
A TecBan é pioneira no Brasil ao desenvolver uma solução completa e pode levar sua empresa para o Open Finance com segurança, agilidade e segurança, indo além do regulatório.
Com o Open Finance, abre-se a oportunidade para entrada de novos players, agregando valor ao ecossistema, como por exemplo, Fintechs se posicionando como provedoras de Tecnologia, desenvolvendo conectores e APIs para as Instituições.
De acordo com a Pesquisa Fintech Deep Dive 2022, 79% colhem benefícios de iniciativas de open banking esperam colher em um ano. Além disso, os principais segmentos de atuação das fintechs permanecem quase inalterados em relação à edição anterior, com exceção de bancos digitais, categoria que avançou claramente para o terceiro lugar na preferência das empresas, ultrapassando as soluções de gestão financeira. Ou seja, está aberto um espaço para a oferta de plataformas tecnológicas voltadas para o segmento, com fortes componentes de integração e tratamento de grandes volumes de dados. Tudo com o intuito de gerar produtos mais competitivos e que agreguem maior valor ao cliente.