A logística envolve atividades fundamentais para o negócio, como armazenamento e transporte. Por isso, realizar uma boa gestão é tão importante para garantir que as operações sejam efetuadas corretamente e envolvendo os menores gastos.
Se não houver controle financeiro, os gastos logísticos podem gerar ônus para a empresa. A logística deve ser planejada estrategicamente. Neste artigo, vamos mostrar o que é e como fazer a gestão de custos logísticos!
O que é gestão de custos logísticos?
Custo logístico é o nome que se dá a todo gasto que faz parte da conta empresarial depois que um item é fabricado e encaminhado para o consumidor.
A análise de custos logísticos aparece em paralelo ao desenvolvimento do conceito de logística integrada. O crescimento desses valores e a diversificação ou expansão das empresas ressaltam a necessidade de uma gestão mais apurada para dar suporte às análises de contribuição por produto, cliente, fornecedor e permitir a escolha entre gastos e níveis de serviço.
Qual é a importância da gestão de custos logísticos?
A gestão de custos logísticos é fundamental para que o gestor compreenda bem as despesas associadas à movimentação e à alocação de recursos humanos e de materiais. O que também torna mais fácil gerenciar os ganhos e definir metas que diminuam os gastos.
Assim, as empresas aplicarão novas práticas considerando exemplos eficientes de gestão, o que tende a deixar o mercado mais competitivo.
Nos dias de hoje, a concorrência acontece não apenas entre marcas, mas em toda a cadeia produtiva, o que gera vantagens em relação à qualidade e ao preço.
A gestão de custos logísticos se torna, dessa maneira, importante para as empresas individualmente e para todo o mercado.
Por que a tecnologia é indispensável nesse trabalho?
Diante da crise econômica atual, a gestão de custos logísticos se torna ainda mais relevante. E é fundamental, também, investir em métodos mais avançados de controle.
Técnicas de otimização ajudam a diminuir custos. O Just In Time, por exemplo, é uma estratégia que se tornou comum na gestão de estoque. Os pedidos só são feitos quando o produto alcança o chamado “estoque mínimo”, ou seja, quando ele chega à quantidade mínima suficiente para atender às demandas dos clientes.
Nesse contexto de inovação e eficiência, a tecnologia e a automatização são da máxima relevância. Os sistemas automatizados podem oferecer dados interessantes que, em poder de gestores de logística qualificados, contribuem para cortar ou diminuir gastos.
O setor de transporte também se beneficia com a automatização de processos. Os sistemas de telemetria, rastreamento e monitoramento diminuem o prazo de entrega, as despesas com combustível e com manutenção, a jornada de trabalho dos condutores.
A TecBan oferece boas soluções customizadas e tecnológicas, como os serviços da TB Forte. Um deles é o cofre inteligente, que garante mais segurança e otimização nos processos do varejo.
Quais são os custos logísticos?
Há diferentes custos logísticos, como: - transporte do produto; - estoque e armazenagem; - recursos humanos; - embalagem; - impostos; - distribuição; - sistemas de tecnologia (busca por soluções mais eficientes).
Custos de armazenagem
A empresa deve fazer investimentos para que se torne viável o armazenamento e o controle das mercadorias e matérias-primas corretamente. Nesse grupo, estão incluídos os gastos com profissionais, aluguel do galpão, armazém, móveis, pallets e assim por diante.
Deve-se mensurar com precisão os custos com estoque e traçar estratégias que melhorem essa etapa. Durante essa fase, o dinheiro fica imobilizado na forma de itens que podem sofrer depreciação ou ser extraviados.
A emissão de pedidos também precisa ser incluída entre os custos logísticos. Nessa etapa, é necessário trabalhar com os materiais de escritório e alguns profissionais.
Custos com transporte
Em relação aos custos com transporte, não se deve considerar somente o valor do frete. Tenha em mente, por exemplo, que qualquer movimentação de materiais fora da empresa é enquadrada nessa categoria.
Desse modo, temos: - depreciação dos veículos; - custos com pneus; - custos com combustível; - manutenção; - gastos com documentação e impostos.
Custos de oportunidade
O custo de oportunidade acontece sempre que uma empresa não recebe lucros porque tem capital de giro imobilizado na forma de veículos, imóveis, móveis, mercadorias e outros bens.
Quanto mais altos os juros, mais altos os custos de oportunidade. Como o Brasil apresenta taxas muito elevadas, essa despesa ocupa as principais posições no ranking mundial.
Outro custo associado é o de depreciação do veículo, que comumente se integra aos gastos fixos. É um exemplo nítido de gastos logísticos que são repassados para os produtos vendidos.
Como fazer a gestão de custos logísticos?
Agora, vamos dar algumas dicas de como efetivar uma gestão de custos logísticos eficiente.
Realize manutenção preventiva nos veículos
A manutenção preventiva reduz a necessidade de consertos e contribui para aumentar a vida útil dos veículos. É importante elaborar um cronograma que contemple a análise de: - pneus furados ou carecas; - bateria com problemas; - falhas nos freios e no balanceamento das rodas; - controle na temperatura dos motores; - consumo exagerado de combustível; - molas e amortecedores com danos; - fluidos em níveis baixos (óleo do motor, óleo dos freios); - marchas arranhando ou frouxas; - escapamento sem muita capacidade de filtração. - Aplique a técnica ABC
O método de custeio ABC é aceito por muitos especialistas como o mais completo para analisar os custos logísticos.
O método ABC ajuda a endereçar todos os gastos, diretos e indiretos, para clientes e produtos. Essa técnica permite uma boa gestão de custos logísticos porque oferece informações baseadas nas atividades e, assim, contribui para: - avaliação do fluxo de processos; - definição do custo relativo de diferentes atividades; - ajuda na identificação de clientes, mercadorias e canais que dão lucros; - consolidação da relação entre empresas e fornecedores.
Aplique processos automatizados na gestão do numerário
A tecnologia sempre será uma aliada na gestão de custos logísticos. Entre tantas opções, podemos citar os processos automatizados para a gestão do numerário.
Os processos são efetivados por equipamentos de alta tecnologia e são monitorados por câmeras de segurança. Essa tecnologia trabalha com conceitos diferenciados de segurança eletrônica e física.
Invista em serviços de transporte de valores
Conte com a segurança de veículos destinados exclusivamente a fazer a coleta e a entrega de numerários para varejos e instituições financeiras.
Outras soluções
Além dessas dicas de otimização da gestão de custos logísticos, podemos citar: - cofre inteligente: controle no fluxo de numerários, automatização de processos, velocidade no processamento de cédulas e identificação de cédulas amassadas; - TCO: método que identifica custos ocultos e os associa ao respectivo fornecedor; - roteirização: definição das melhores rotas para o transporte de carga; - rastreamento: acompanhamento do veículo em seu trajeto (via satélite ou GPS, radiofrequência); - telemetria: comunicação por meio de ondas de rádio ou via satélite; - ECR: técnica que envolve fatores diversos para diminuir custos logísticos e foca principalmente na automatização de processos; - soluções customizadas: soluções completas e integradas, conforme o ramo em que o cliente atua.
O que podemos perceber é que o uso da tecnologia, aliado a boas práticas e métodos de análise, é um grande diferencial para a gestão de custos logísticos. Voltamos a ressaltar a importância da logística para qualquer negócio e a necessidade de administrá-la estrategicamente.
O que achou das dicas? Já costuma aplicá-las em sua empresa? Divida os conhecimentos que adquiriu com seus amigos. Aproveite e compartilhe o post nas redes sociais!