Caso de uso da TecBan está entre os selecionados pelo Banco Central para próxima fase do Drex

access_time

04 de novembro 2024

A TecBan, empresa de soluções físicas e digitais para gerar eficiência e acesso ao sistema financeiro, teve seu caso de uso selecionado pelo Banco Central para a próxima fase do Drex. Com o tema “Transações com ativos do agronegócio (CVM)”, o caso desenvolvido pelo consórcio liderado pela companhia permite testar a viabilidade e analisar um processo inovador envolvendo instrumentos-chave do setor agro no Brasil: a CPR-Verde (Cédula de Produto Rural-Verde) e o CRA-Verde (Certificados de Recebíveis do Agronegócio-Verde).

A metodologia de tokenização utilizada pelo grupo aumenta a eficiência e reduz significativamente os riscos do sistema, facilitando a concessão de financiamento ao produtor rural. Isso porque a emissão de um Token-CPR-Verde (Cédula de Produto Rural Verde), realizado pelo produtor, representa seu compromisso de entrega de produtos sustentáveis como contrapartida ao financiamento. Além disso, a execução automatizada dos processos de emissão e a padronização dos contratos permitem benefícios indiretos e contam com um potencial de tornar instantânea toda a operação.

Luiz Lopes, gerente executivo de Produtos Digitais na TecBan, explica que a proposta de trabalho foi ajustada para alinhar-se ao desenvolvimento ambiental. “A sociedade demostra já ter se adaptado à inovação e a modernização do sistema financeiro brasileiro, que é referência internacional. Podemos fortalecer essa liderança ao incluir o financiamento de produtos sustentáveis, integrando a força do agro a essa vanguarda”, afirma.

Dentre os benefícios do caso de uso selecionado destaca-se a possibilidade de maior transparência em rede pública, aumento de eficiência de processos por meio de sistemas automatizados de liquidação, além da aplicabilidade a outros ativos, como Recebíveis Imobiliários, Notas Comerciais, entre outros.

Dos 13 casos de uso da nova fase do piloto do Drex anunciados pelo Banco Central do Brasil (BC), 11 são temas de competência do BC e dois da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que participou da escolha dos casos. Os 16 consórcios que participam do piloto entregaram 42 propostas no total, mas como houve superposição de temas, foram agregados dentro dos 13 temas.

Drex: atuação da TecBan

Na fase 1 do piloto do Drex, a TecBan esteve à frente de um importante grupo multidisciplinar do consórcio, desenvolvendo, entre outros, as soluções de privacidade que serão importantes para a evolução do DREX junto com instituições como: AWS, Banco Arbi, Banco do Nordeste, ClearSale, CPQD, Dinamo, Foxbit, nTokens e Pinbank. Para a fase 2 do piloto, a companhia oferta ainda ao mercado a infraestrutura para que as instituições possam desenvolver e personalizar os seus próprios casos de uso através de um Sandbox que simula a plataforma do Banco Central, por meio da plataforma Nexchain.

Para receber mais detalhes sobre o Nexchain, acesse esse link.

Sobre a TecBan

A TecBan é uma empresa de soluções físicas e digitais para gerar eficiência e acesso ao sistema financeiro. Atua na gestão de autoatendimento com manutenção, logística, segurança cibernética e ciclo do numerário. Também presta serviços de telecomunicações, open finance e mídia out-of-home. A companhia conecta instituições e pessoas em todo o Brasil, integrando o físico e o digital. É responsável pela gestão da maior rede independente de autoatendimento do mundo, o Banco24Horas, que está disponível para mais de 159 milhões de brasileiros.

Na vertical de telecomunicações, oferece conectividade 4G e 5G, soluções SD-WAN e Wi-Fi, proporcionando aos clientes alta disponibilidade e uma conexão eficiente em todo o país. Sua expertise em transporte de valores permite oferecer soluções completas em logística e processamento de numerário, contribuindo para a otimização do meio circulante no Brasil e de cargas de alto valor agregado, com uma frota de mais de 650 veículos e mais de 30 bases operacionais no país.

Com as soluções de manutenção, reparo e infraestrutura, garante o funcionamento adequado de equipamentos de autoatendimento tanto no setor financeiro quanto no varejista, promovendo eficiência, segurança e conveniência em todas as suas operações.

Por meio de sua infraestrutura tecnológica oferece ao mercado software como serviço em open finance, open insurance e segurança cibernética.

Para conhecer mais, acesse o site da TecBan ou visite nossas redes sociais.

Atendimento à imprensa TecBan: imprensatecban@maquinacohnwolfe.com

Renata Rosa - (11) 99208-4289

Thayssane Rocha – (21) 99830-6024

Karina Landi – (11) 94162-9408