Pesquisa do Banco24Horas mostra que mais de 20% dos consumidores pretendem gastar acima de R$ 1.000,00 em compras durante a Black Friday

access_time

14 de novembro 2024

Pesquisa realizada pelo Banco24Horas sobre a intenção de compras na Black Friday, que neste ano acontece no dia 29 de novembro, mostra que, dos 126 mil respondentes, mais de 21% estão dispostos a gastar acima de R$ 1.000,00 em diversos itens e cerca de 63% desejam comprar acima de R$ 200,00.

No universo de interesse dos consumidores, os setores de alimentação e eletrônicos são os que mais se destacam (18,2% e 18,1%, respectivamente). Outras categorias protagonizam a lista de desejos para essa data: artigos para casa (15,3%), vestuário (7,4%), higiene e beleza (7,2%), bebidas (2,8%) e viagens (2,5%).

A democratização das compras inerente à data se reflete, também, na pretensão de gastos dos participantes da pesquisa, que estão de olho em produtos e serviços abaixo dos R$ 1.000,00. Na ordem percentual, 23,6% afirmam que pretendem gastar entre R$ 201 e R$ 500,00, enquanto 18,5% estão na faixa de R$ 501,00 a R$ 1.000,00. Aqueles que programaram não ultrapassar o valor de R$ 50,00 somam 17%. Já para 9,8% as compras devem ficar entre R$ 51,00 e R$ 100,00, e, para 9,4% entre R$ 101,00 e R$ 200,00.

No Nordeste, por exemplo, 22% dos respondentes desejam gastar acima de R$ 1.000,00. Em um recorte ainda mais específico, no bairro da Barra Funda, na capital paulista, 37% das pessoas afirmam que pretendem realizar compras acima de R$ 500,00. Já na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, esse número sobe para 40% dos clientes que gostariam de comprar itens acima de R$ 500,00.

Aplicada nos caixas eletrônicos do Banco24Horas, de Norte a Sul do país entre os dias 19 de agosto e 06 de setembro de 2024 para todos os clientes que realizaram alguma transação no ATM, a pesquisa revela ainda que o principal poder de compra se concentra nas regiões Sudeste (51,2%) e Nordeste (24,2%), seguidas da Centro-Oeste (8,9%), Norte (8,1%) e Sul (7,5%).

“A pesquisa mostra que, independentemente da região e dos produtos e serviços escolhidos, os consumidores estão atentos à data, que, para além dos descontos atrativos em comparação a outros períodos do calendário, ainda surpreende com ofertas relâmpago que cabem em diversos bolsos. Isso explica a pluralidade de valores a serem gastos apresentada pelos respondentes”, reflete Tiago Aguiar, superintendente executivo de produtos, novos negócios e marketing da TecBan.

Desde a sua primeira edição no Brasil, em 2010, a Black Friday cresceu R$ 4,6 bilhões em faturamento e, de acordo com projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), pretende ultrapassar R$ 11 bilhões ao longo da semana do evento em 2024, o que representa média de três vezes a receita em uma semana comum no comércio online.

Sobre o Banco24Horas

O Banco24Horas é um ecossistema de inclusão financeira presente na vida de mais de 155 milhões de brasileiros. Possui diferentes formatos, como o caixa eletrônico nos estabelecimentos, a solução móvel, que são caixas eletrônicos funcionando em cima de caminhões e containers adaptados e visualmente identificados como Banco24Horas e o Atmo, um dispositivo compacto que possibilita o saque diretamente no caixa dos estabelecimentos comerciais, além da facilidade de outros serviços, como consulta de saldo, com a mesma segurança de biometria existente nos caixas eletrônicos.

É um hub que oferece mais de 90 serviços em um único ponto de conveniência inserido na jornada do brasileiro e que há mais de 41 anos movimenta a economia local, garantindo acesso a serviços financeiros e não financeiros, valorizando a experiência do cliente. É um ponto de relacionamento entre instituições e a população, sendo referência como modelo de eficiência e segurança no mundo inteiro. Com 1,7 bilhão de transações realizadas anualmente, agrega praticidade e autonomia para a rotina das pessoas. É a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 23 mil dispositivos em mais de 17,5 mil estabelecimentos distribuídos em mais de 1,2 mil municípios.

Para conhecer mais, acesse o site do Banco24Horas ou visite nossas redes sociais.

Atendimento à imprensa TecBan: imprensatecban@maquinacohnwolfe.comKarina Landi – (11) 94162-9408Renata Rosa – (11) 9 9208-4289